quinta-feira, 3 de maio de 2007

Comentários sobre o texto Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores

Weblog é um fenômeno recente, surgiu em 1999, de grande facilidade de criação. Em 2004, estimava-se 10 milhões de weblogs, nos mais deversos campos de atuação.
Inicialmente restringiam-se a produção pesssoal, hoje caracterizam-se por ambientes de construção cooperativa de conhecimento,por isso justifica-se a sua importância nos Projetos de Aprendizagem.Possibilita o exercício da expressão criadora tanto textual como no exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, da reflexão crítica, a re-interpretação,etc. É o registro dinâmico de todo o processo de construção do conhecimento, onde professores e alunos assumem seus novos papéis no processo educativo, trabalho menos diretivo e mais participante de todos. Neste trabalho, todos ensinam, todos aprendem. O mais interessante é que através de um blog temos acesso a muitos outros, através dos links agregados, consolidando uma grande rede de conhecimento.

Nenhum comentário: