terça-feira, 29 de maio de 2007

Atividade PROA17/18

Relatório das visitas aos blogs dos grupos

Esta atividade foi muito trabalhosa, mas gratificante: ver quanta coisa o grupo construiu, isto sim é produção. Vai ser preciso muito tempo para testar e avaliar cada ferramenta apresentada, todas tem seu valor para o planejamento de nossas aulas incorporando as TICs.

Adorei.

ORKUT

Um tema bem polêmico, o grupo fez uma ampla pesquisa sobre o assunto, com definições, objetivos e está acrescentando publicações a respeito das mais diferentes abordagens do assunto, tanto no simples fato de ser um espaço para amizades, como para pesquisas, causas comunitárias, para fins educacionais. O tutorial é bem claro, simples e objetivo.

Foram muitas trocas, o grupo desenvolveu um excelente trabalho.

Del.icio.us

Resultado de muita pesquisa individual, este trabalho expõe com clareza os objetivos deste serviço, o de organizar o que nos interessa realmente na web, facilitando para o momento que necessitarmos tal assunto. O tutorial tem muitos recursos, é bastante claro e muito bem construído, imagino o trabalhão que deu. O referencial teórico é bastante amplo, são diferentes autores. Talvez esta parte poderia ser mais resumida, oferecendo aos que tiverem interesse em aprofundar-se os links correspondentes.

Vou instalar este serviço no meu computador. Obrigado pelas informações.

BLOS E FLOGS

Um trabalho bastante amplo, construído numa linguagem clara, bem fundamentado. São muitas dicas que o grupo oferece, dicas que os alunos irão adorar, que incrementam o blog, aliás, quando o assunto é imagem, os alunos adoram e se interessam muito. O tutorial está muito bom, de fácil entendimento, só falta tempo para testar tudo o que o grupo trabalhou.

Mapas on-line

Em toda a pesquisa acredito que seja possível incluir um estudo utilizando este serviço. O grupo fez uma pesquisa abrangente, oferecendo inúmeras possibilidades de trabalho. As informações são claras e objetivas, o serviço foi bem explorado.

Google Docs

As descobertas do grupo são colocadas de uma forma clara e de fácil compreensão, é um serviço realmente interessante quando o problema é espaço para guardar os arquivos para publicação. Tem a vantagem de ser construído por qualquer pessoa a qualquer momento( basta ter a senha), pode ser um problema ao mesmo tempo, pelo risco de ser modificado de forma indesejada. Acredito que a construção final do trabalho vai agregar tudo o que o grupo pesquisou num só espaço, facilitando a compreensão de quem lê.

O tutorial está muito claro e objetivo,vai ser uma ferramenta interessante para trabalhar na escola.

.

Youtube

O trabalho está sendo muito bem construído pelo grupo, é um assunto que me interessa muito, pois interessa muito ao meu aluno também. Esta tudo bem explicado, basta testar e avaliar. Na minha escola este é um dos sites bloqueados, talvez depois destas informações eu possa apresentar a direção uma proposta pedagógica desta ferramenta e conseguir a liberação do mesmo. Precisamos de autorização dos pais para publicar vídeos de nossos alunos? A mesma preocupação tenho para com a publicação de fotos, como é o caso do Bubbleshare, por exemplo.

Flickr

O trabalho que está sendo construído parece resultado de muita interação do grupo. O assunto é omesmo do bubbleshare, publicação de fotos. Mais um motivador para as nossas aulas. As informações são bastante claras, objetivas, acredito que serão todas reorganizadas num trabalho único final. Neste, o tutorial poderia ser reorganizado num “passo a passo”, para ser mais claro para quem vai testar pela primeira vez.

Toufee

Que coisa estranha! E tão maravilhosa ao mesmo tempo.

Há uma organização na construção do blog que nos permite uma leitura agradável, não há excessos, são bastante objetivas. Após as informações iniciais dá para perceber que tem muita coisa a explorar nesta ferramenta, também bastante atrativa e que os alunos não teriam muita dificuldade em trabalhar.

Thumbstacks

Apesar de todas as dificuldades, o grupo conseguiu elaborar um bom trabalho, bem escrito e com todas as informações técnicas necessárias. Para mim, que não conhecia a ferramenta, achei muito claras e objetivas as orientações do grupo.São muitos recursos a explorar, é necessário muita dedicação e estudo. Vou acompanhar a publicação final, está ficando muito bom.

Stripcreator

Que maravilha este serviço! Criar é uma coisa maravilhosa para realizar com nossos alunos e quando se trata de Hist. em quadrinhos, então, nem se fala. Para mim uma grande novidade.

O trabalho está muito bom, nos dá muitas informações , é só testar. Acredito que será reorganizado, facilitando nossa leitura. O tutorial poderia ser mais objetivo, em itens, para melhor compreensão.

5 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ilaine

estás com tuas atividades quase completas e muito bem elaboradas :) parabéns.

Sobre as dificuldades com o Bubbleshare, se ainda não resolveu, experimente editar as imagens antes. Muitas vezes as fotos de máquinas digitas saem muito grandes e pesadas.

Um bom editor de imagens é o Gimp (http://baixaki.ig.com.br/download/The-GIMP.htm)

abraço!

Elô disse...

Olá!

Estou visitando seu blog para ler sobre as suas observações sobre os blog colaborativos.

Um ótimo final de semana pra você
Eloisa

Ilane Cichelero disse...

Obrigado pela dica, Su, vou testar.
Ilane

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog

DEONILA disse...

ILANE, achei importante a tua colocação, realmente estava faltando um tutorial direto aos visitantes. Dê uma passa no no Flickr, construi um, acho que através dele o visiatnte terás condições de se cadastrar e trabalhar no mesmo.