domingo, 6 de maio de 2007

Leitura do artigo "Distribuição de Conteúdos e Aprendizagens On-line"

Atividade 1 da Semana 2 - proa17/4
A leitura desta semana,o artigo "Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line", trata de um estudo do blog como ferramenta de aprendizagem e como uma nova forma de distribuir informação, os weblogs. O texto aborda sobre tecnologias de agregação que tivemos a oportunidade de exercitar em nossas atividades desta semana. Para mim, tudo novidade. Conhecia o blog exclusivamente como diário de bordo e agora reconheço como uma ferramenta importante para a aprendizagem. A autora cita no texto Paulo Freire: "não é no fechamento e nem na pesquisa escondida que se transforma o mundo". , portanto, a web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento, mais especificamente os weblogs.
Os projetos descritos no trabalho, a Blogoteca, um sistema de weblogs interligados,o Projeto Argumento e o Del.icio.us representam hoje o conhecimento agregado de que fala a autora.
O professor Sergio Lima, em seu blog: Blogo porque assim aprendo mais diz que o motivo que o leva a escrever um post é o próprio aprendizado, pois representa uma reflexão sobre um assunto importante recentemente aprendido, alem de ajudar a fixar e a estabelecer relações duradouras entre as informações.
O meu blogline está nescendo agora, com o tempose tornará um espaço para compartilhar efetivamente o conhecimento.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ilane

Vi que estás a mil nas atividades :) O Bloglines é uma coisa que vicia. Dá uma olhada nos itens que ficam na barra lateral dele, embaixo das subscrições. Tem um botãozinho que se agrega à barra do navegador que é ótimo para adicionar as páginas que estamos visitando.
abraço!

Ilane Cichelero disse...

Oi Su! Desculpa, mas não entendi que botãozinho é este, me dê mais dicas para chegar lá!
Desculpe a demora em responder.
Abraço!